Pêndulo Eletrostático:
Materiais:
- recipiente de vidro;
- fita;
- arame;
- linha;
- alumínio;
- bexiga.
A construção do pêndulo foi feita pelo arame preso no recipiente de vidro (usada de suporte) com uma linha presa em sua ponta e nessa linha está a bolinha de alumínio presa. Após a construção do pêndulo, pegamos a bexiga (objeto neutro), eletrizamos ela através do atrito (deixando positiva) e aproximamos da bolinha de alumínio, por conta da bexiga estar positiva atraí a bolinha devido as cargas positivas da bexiga estarem repelindo as cargas positivas da bola de alumínio e induzindo para perto as cargas negativas(essa atração dura em torno de alguns segundos, até que os corpos se neutralizem). Esse é o primeiro experimento.
Indo para o segundo, iremos fazer o mesmo processo mas ao invés de deixarmos encostados até neutralizar, iremos separar (fazendo com que o corpo da bolinha fique positiva) e reaproximar mas na reaproximação a bexiga estará positiva e a bolinha também, fazendo os corpos se repelirem, pois positivo com positivo irá se afastar.
Eletroscópio de folhas:
Materiais:
- Recipiente de plástico;
- Arame;
- 2 tiras de papel alumínio;
- 1 bolinha de papel alumínio.
Começamos cortando o arame em formato de “j” e uma tira de papel alumínio ao meio. Em seguida, encaixamos as tiras na ponta do arame e espetamos o arame na tampa do recipiente, deixando uma ponta para fora. Logo após, colocamos a estrutura dentro do recipiente de plástico, fechamos e colocamos uma bolinha de papel alumínio em cima do arame que ficou para o lado de fora.
No terceiro experimento, pegamos a bexiga que no começo da experiência estava com carga neutra e fizemos atrito com ela (ficando com carga negativa). Em seguida aproximamos a bexiga no eletroscópio e as folhas de alumínio se repeliram, pois as cargas negativas do eletroscópio foram todas para a ponta.
Já no quarto experimento, encostamos a bexiga no eletroscópio e parte da carga negativa da bexiga passou para ele (de neutro para carga negativa), fazendo com que as pontas se repelissem. Quando encostamos o dedo no eletroscópio, ele voltou a ficar neutro novamente e as tiras de alumínio se encostaram.