Ponte de macarrão:
Durante o andamento da construção da ponte foi feito:
-Testes de resistência de cada tipo de macarrão, em que testamos o espaguete com ovos e sem ovos, o experimento foi realizado seguindo as instruções do professor, em que colocamos um filete em meio à uma fenda e adicionamos pesos para analisar o quanto cada um aguentava, após 1 filete, colamos 2 para novamente anotarmos as diferenças de peso, e por fim, o mesmo com 3 filetes colados, alternando entre cola e saliva para junta-los. O teste mostrou-nos a diferença dos macarrões suportando peso e entre a saliva e a cola. Aprendemos as formas de juntar os filetes uns nos outros, futuramente facilitando a montagem da ponte de macarrão.
-Trabalho realizado em sala da lateral da ponte. A forma em que decidimos montar a lateral foi de seguinte modo: recebemos 7 macarrões partidos ao meio e cola branca(entregues pelo professor), todos com 5 cm cortados ao lado de uma régua para maior precisão do corte (o corte foi feito com uma faca), utilizamos também, pincel, uma capa de caderno que levamos de casa, com intuito de facilitar a secagem da cola, para secar a cola por completo, usamos do nosso sopro e um pequeno raio de sol, por fim, utilizamos uma folha branca, posicionado em baixo da lateral, para impossibilitar que a cola grudasse nosso trabalho na carteira. Na realização do formato e construção da nossa lateral, foram utilizados filetes de macarrão, colados em formato de triângulo, sendo que no centro e na parte superior haviam sustentações que ajudariam no equilíbrio e resistência da ponte. Foram usados também, partes do macarrão com aproximadamente 1 cm cada, visando reforçar os encaixes na base.
-Durante as férias nos encontramos para treinar a montagem da ponte, nela usamos macarrão com ovos, pois observamos que há uma maior facilidade para grudar um no outro, principalmente quando utilizamos a saliva, também fizemos a raspagem do macarrão, que resultou em um pó, misturamos num recipiente com cola, na esperança de conseguir fazer um “cimento”, que não foi muito efetivo como esperávamos, não ajudando na montagem. Um pincel foi utilizado como na lateral feita em sala, para uma maior facilidade de passar a cola em extremidades dos macarrões, faca/estilete para cortar o macarrão e fazer a raspagem dele, e usamos uma lixa, tínhamos a ideia de usar ela para raspar a ponta do macarrão, assim deixando uma superfície maior para melhor aderência da cola.